Somos como pedra bruta a ser lapidada, estamos neste mundo para lembrar quem realmente somos, mas para que isso aconteça, sentimos a necessidade de cada vez mais estarmos conectados conosco e com a Divindade que dentro de nós habita. Então percebemos que quando aplicamos a autodisciplina e passamos a dedicar mais tempo para o auto conhecimento (MAIS TEMPO PARA DEUS) e menos tempo para os dramas da vida como televisão, jogos e demais vícios que adormecem nossa consciência, iniciamos o processo de despertar. Nosso interior não é um vazio que deve ser preenchido com fantasias, muito pelo contrário, está em nosso interior a verdade que nos liberta.

Todas as práticas espirituais nos auxiliam no caminho do autoconhecimento, podemos dedicar nosso tempo à realização de exercícios como mantralizações (repetir ou entoar um Mantra por determinado tempo), meditações, práticas de morte do ego, concentração no coração, concentração na música ou até mesmo uma concentração/meditação dirigida (ouvindo uma gravação).

Não se pode negar que neste mundo existam energias involutivas, vibrações pesadas geradas pelo medo coletivo (de toda a Humanidade). Essas energias podem tornar-se grande empecilho para aqueles que desejam elevar suas vibrações internas. Para isso existem as conjurações, elas elevam a vibração da pessoa, limpam ambientes, e por consequência qualquer vibração de cunho inferior é repelida.

Antes de qualquer coisa, a forma mais efetiva de elevar nossa vibração(nosso estado de espírito, nossa frequência) é colocando nossos joelhos ao chão e orando ao nosso Pai interno (DEUS em NÓS, o EU SOU), em nome do Mestre Jesus, pelo menos 3 vezes ao dia, orando no mínimo um Pai Nosso e uma Ave Maria. Isso nos liberta de muitos fatores negativos gerados no dia-a-dia, por nós ou pelos que nos cercam. Lembrando que sempre é melhor AGRADECER do que PEDIR, quando agradecemos afirmamos que já temos aquilo de que estamos falando e isso resulta na atração daquilo que estamos agradecendo, pois começamos a vibrar na mesma sintonia. Na mesma proporção, ao pedirmos algo, estamos afirmando não ter, e teremos cada vez menos(pois nos colocamos na frequencia do nao ter). Nossas afirmações ou negações geram nossa realidade, são elas que colocam o universo a trabalhar para nós, portanto é muito melhor orar de maneira consciente, sempre! É muito mais confortante e gratificante agradecer por tudo que já temos, pela saúde, pela família, pelas oportunidades, pelos amigos que nos acompanham, pelos inimigos que nos fazem crescer nos fazendo rever nossos conceitos e nos ensinando o perdão e o auto-perdão, pelo prato de comida que não nos falta, mesmo quando falta. Gratidão nunca é demais.

No que diz respeito às práticas espirituais, podemos sugerir o Octuplo Caminho de Budha, onde de forma simples nos coloca no caminho da “Retidão” (reto agir, reto pensar e reto sentir).

OCTUPLO CAMINHO DE BUDA – Exercícios para cada dia da semana

Exercício para despertar as 8 Pétalas do Chakra Laríngeo, conhecida como o óctuplo caminho de Buda ou do Iluminado.

Este exercício é dirigido para despertar as 8 pétalas adormecidas do chakra laríngeo, para nos conectar ao mundo espiritual e ao mesmo tempo nos potencializar como seres humanos, aumentar a nossa força humana, aflorar nossos dons e capacidades e principalmente fazer fluir a nossa vontade para conseguirmos atingir e ainda ultrapassar as nossas metas na vida, e sermos melhores em todos os aspectos, materiais, vitais, emocionais, mentais e espirituais.

Faça o óctuplo caminho, seguindo os exercícios durante o dia inteiro, o passo indicado para cada dia da semana e também o exercício diário ao final de cada dia, o oitavo passo, como segue:

1º Passo Segunda feira é o dia da PALAVRA. Concentre-se no que você vai falar e controle tudo o que você fala, e fale somente o que é útil, necessário e verdadeiro. Evite fofocas e conversas fúteis.

2º Passo Terça feira é o dia da HARMONIA. Concentre-se em passar o dia em harmonia consigo mesmo, com as pessoas e com o ambiente, com a postura firme de que nada poderá tirar essa harmonia.

3º Passo Quarta feira é o dia da DECISÃO. Concentre-se em tomar decisões sem ter dúvidas e incertezas. Decida a todo momento, sem titubear tanto para coisas pequenas como para grandes.

4º Passo Quinta feira é o dia do PENSAMENTO. Concentre-se, fique dentro de você atento aos pensamentos e comande seu dia focado no pensar, sem se distrair, observe tudo atentamente sem desatenção.

5º Passo Sexta feira é o dia da ORGANIZAÇÃO. Concentre-se na organização, organize seu dia, suas tarefas, seus sentimentos, pensamentos, seus pertences, sua agenda, suas roupas, organize tudo.

6º Passo Sábado é o dia do ESFORÇO. Concentre-se mentalmente no esforço, e aplique o esforço, para atividades físicas, para limpeza, para consertos, para arrumação, para toda atividade que você fizer, deixando apenas fluir o esforço, sem reclamar ou desanimar pelo cansaço ou por tarefa chata ou desagradável. Não faça mais do que você pode, nem menos do que é capaz.

7º Passo Domingo é o dia da COMPREENSÃO. Concentre-se procurando compreender as lições da vida a situação, as pessoas, os animais, os acontecimentos e o mundo, não como crítica, mas como atendimento. Use este dia dedicado ao Senhor para a compreensão.

8º Passo Todo dia é dia de AUTO-ANÁLISE. Medite todo dia, em seu final antes de dormir e em silêncio, sobre como você foi no exercício do dia. Faça uma auto-análise na segunda de como você usou da palavra, na terça como foi a harmonia, na quarta o que teve de decisão, na quinta como foi seu pensamento, na sexta como esteve a sua organização, no sábado o seu esforço, e no domingo sua compreensão.

Aplicando esta técnica diariamente, após alguns meses, com certeza você estará de forma automática fazendo os 8 passos todos os dias, e imagine-se então você transformada(o) , vivendo como uma pessoa que só fala o que é útil, necessário e verdadeiro, que vive em harmonia consigo, com todos e com o ambiente, que decide sem dúvidas, que comanda seus pensamentos, que age de forma organizada, que tem esforço descomunal, que tem compreensão para tudo, e que se auto-analisa diariamente em busca da perfeição. Isto que você imaginou é ser um Adepto, é ser um Mestre ou um Sábio, alguém que realmente conhece O Segredo, e é por isso que este exercício é chamado de óctuplo caminho de Buda ou do Iluminado.

 

“A humanidade não sabe o que é o espírito. Por isso, vive atrapalhada”.

MESTRE JOSÉ GABRIEL DA COSTA (UDV)