A palavra MANTRA vem do sânscrito, ‘man’ que significa mente ou pensamento, e ‘tra’ que significa proteger, socorrer.

O Mantra é, pois, algo que protege a mente.

Os Mantras são palavras de poder, combinadas de forma a condensar energias em torno de quem as usa. É o poder do som, do verbo criador. Os mantras representam muito mais do que orações, porque são fórmulas mágicas. Nosso Abençoado Mestre Samael nos deixou muitos legados sobre essas invocações mágicas em suas obras.

Não sem motivos, o Evangelho gnóstico de São João começa com estas palavras:

NO PRINCÍPIO ERA O VERBO, O VERBO ERA DEUS, E O VERBO ESTAVA COM DEUS

Função dos mantras

A primeira função que cumprem os mantras é a de purificar-nos do véu da negatividade da ignorância, e por outra parte desenvolver em nos qualidades positivas. Acrescentar o mérito e nos acercar ao despertar.

Alguns mantras estão particularmente associados aos aspectos de nossa existência. Seja a prolongação de nossa vida, a purificação de nossas enfermidades, impedir á mente de cair nos estados inferiores, ou eliminar o medo e a ansiedade, etc.

SIGNIFICADO DOS MANTRAS

GATE GATE PARAGATE PARASAMGATE BODHI SVAHA

A pronúncia

GATE GATE PARAGATE PARASAMGATE BODI SVARRA

O significado

Foi, Foi, Foi Além, Foi Totalmente Além da Iluminação, Que assim seja!

GATE – FOI

PARAGATE – Foi Além

PARASAMGATE – Foi Totalmente Além

BODHI – Iluminação

SVAHA – Que assim seja! Que se Manifeste!

***

OM MANI PADME HUM

Assim, as sílabas, OM MANI PADME HUM, significam que na confiança da prática de um caminho que é uma união indivisível de método e sabedoria, você pode transforma seu corpo, fala e mente impuras no corpo, fala e mente exaltadas de um Buda.

OM = Mente impura do praticante transformando-se na mente pura e sagrada de um Buda

MANI = Intenção (altruísta) de se tornar Iluminado, e manifestar o amor e compaixão

PADME = Sabedoria

HUM = Indivisibilidade. Aquele que não vacila e não pode ser pertubado por nada.

Este mantra tem sua origem na Índia e de lá foi para o Tibet. Os tibetanos não conseguiram entoá-lo da mesma forma, mudando sua pronuncia para: OM MANI PEME HUNG este é o mantra mais utilizado pelos budistas tibetanos.

Qualquer pessoa pode entoá-lo. Estando feliz ou triste, ao entoar o “Mani Mantra”, uma espontânea devoção surgirá em nossa mente e o grande caminho será fortemente realizado.

O mantra OM MANI PADME HUM, é fácil de pronunciar e poderoso, pois contém a essência de todo o ensinamento.

Muito tem sido escrito sobre este mantra e é impressionante que apenas seis silabas possam atrair tanto comentário importante.

De acordo com Dalai Lama, o propósito de recitar este mantra é transformar o corpo impuro de suas palavras e mente, no puro e louvado corpo, palavra e mente de um Buda.

O som de cada silaba é visto como tendo uma forma paralela espiritual.

Fazer o som de cada silaba, portanto, é alinhar a si mesmo com aquela qualidade espiritual particular e para se identificar com isto.

Existe também um grande numero de outros beneficio que resultam da repetição deste mantra, incluindo a produção do mérito e destruição do carma negativo.

OM – A primeira silaba, recitá-la o abençoa para atingir a perfeição na pratica da generosidade.

MA – Ajuda a aperfeiçoar a pratica da ética pura.

NI – Ajuda a atingir a perfeição na pratica da tolerância e paciência.

PAD – Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da perseverança.

ME – Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da concentração.

HUM – Ajuda na conquista da perfeição na pratica da sabedoria.

A senda das seis perfeições é a senda de todos os budas. Cada uma das seis silabas elimina um dos venenos da consciência humana.

OM – Dissolve o orgulho

MA – Liberta do ciúme e da luxuria.

NI – Consome a paixão e os desejos

PAD – Elimina a estupidez e danos.

ME – Liberta da pobreza e possessividade.

HUM – Consome a agressão e o ódio.

Os mantras são frequentemente, os nomes dos budas, bodhisattvas ou mestres e que o compuseram. Os mantras são investidos com um infalível poder de ação, de forma que a repetição do nome da deidade, transmite as qualidades de sua mente. O nome é idêntico a deidade ou essência da deidade que o compôs e com ele presenteia a humanidade dando a seus irmãos a essência de tudo aquilo que ele atingiu em muitas vidas de esforço e sagrado oficio. Dando o glorioso resultado de seu momentum de sabedoria.

Ao recitar este mantra, o meditante também pode conseguir as qualidades do Chenrezig, o bodhisatva da compaixão, conhecido na tradição Mahayana como Avalokitesvara.

O mantra OM MANI PADME HUM, chamado de mani mantra, levanta algumas traduções misteriosas. Diz a tradição que este mantra significa o nome Chenrezig. Contudo, Chenrezig não tem nome, mas ele é designado por nomes. Estes nomes são a taça para a compaixão a benção e a força que ele derrama. Portanto este é apenas um dos nomes de Chenrezig, MANI PADME, colocado entre as duas silabas sagradas OM e HUM.

Parece-nos que Chenrezig, Avalokitesvara e Kuan Yin são os nomes do mesmo buda da compaixão.

OM – Representa o corpo de todos os budas, também o começo de todos os mantras.

MANI – Jóia em sânscrito

PADME – Lótus ou chakra

HUM – A mente de todos os budas e freqüentemente finalizam os mantras.

MANI – Refere-se a Jóia que Chenrezig segura no centro de suas duas mãos.

PADME – Refere-se ao lótus que ele segura na sua segunda mão esquerda.

Dizendo MANI PADME estamos nominando Chenrezig através de seus atributos: “Aquele que segura a Jóia e o Lótus”. Chenrezig ou Jóia do Lótus são dois nomes para a mesma deidade.

Quando recitamos este mantra, estamos na verdade repetindo o nome de Chenrezig. Este mantra é investido com a benção e o poder da mente de Chenrezig, sendo que ele mesmo reúne a benção e a compaixão de todos os budas e bodhisattvas. Desta forma o mantra é imbuído com a capacidade de purificar nossa mente de sua obscuridade. O mantra abre a mente para o amor e compaixão e a conduz ao despertar.

Sendo a deidade e o mantra um em essência, significa que é possível recitar o mantra sem necessariamente trabalhar a visualização. A recitação permanece efetiva.

Cada uma das seis silabas sagradas retêm um efeito purificador genuíno.

OM – Purifica o corpo

MA – Purifica a palavra

NI – Purifica a mente

PAD – Purifica as emoções

ME – Purifica as condições latentes

HUM – Purifica o véu que encobre o conhecimento

Cada silaba é ela mesma uma oração

OM – É oração dirigida ao corpo dos budas

MA – É oração dirigida à palavra dos budas

NI – É oração dirigida à mente dos budas

PAD – É oração dirigida às qualidades dos budas

ME – É oração dirigida à atividades dos budas

HUM – Reúne a graça (benção) do corpo, palavra, mente, qualidade e atividade dos budas.

Estas seis silabas correspondem à transcendental perfeição dos budas secretos.

OM – Ratnasambhava, Buda que nos inunda com sua sabedoria de igualdade e nos liberta do orgulho espiritual, intelectual e humano

MA – Amogasidhi, Buda que nos inunda com sua sabedoria que a tudo realiza, a sabedoria da ação perfeita e liberta-nos do veneno da inveja e do ciúme.

NI – Vajrasattva, Buda nos inunda com a sabedoria da vontade diamantina de Deus. Consome em nós o veneno do medo, da duvida e da descrença em Deus, o único Guru.

PAD – Vairochana, Buda que nos inunda com a sabedoria penetrante do dharmakaya, a poderosa Presença Eu Sou. Consumindo em nós o veneno da ignorância.

ME – Amithaba, Buda que nos inunda com a sabedoria da discriminação e consome em nós os venenos das paixões : Todos os desejos intensos, cobiça, avareza e luxuria.

HUM – Akshobhya, Buda que nos inunda com a sabedoria que se reflete como num espelho e consome em nós os venenos de raiva, ódio e criações de ódio.

As seis silabas sagradas OM MANI PADME HUM são a essência das cinco famílias de budas secretos. São a fonte para todas as qualidades e profunda alegria. É a senda que conduz a uma elevada existência para a liberdade da alma.

***

MANTRAS PARA KUAN YIN

NAMO KUAN-SHIH-YIN PU-SA

A pronúncia

NAMÓ GUAN-CHEER-IIN PUSSÁ

O significado

Eu Chamo pela Bodisatva Kuan Yin, Aquela que vê e ouve o sofrimento do Mundo.

Namo (Sânscrito) – uma homenagem ao Sagrado nome de Kuan Yin, Salve !

Kuan (Chinês) – aquela que cuida e observa

Shih (Chinês) – o mundo

Yin (Chinês) – Som / Voz

Pusa (Sânscrito) – Bodisatva

***

OM TARE TUTARE TURE SOHA

Em tibetano, Tara é conhecida como Drolma, a “Salvadora”, pois ela é a manifestação da energia feminina da mente iluminada: a sabedoria.

Tara Verde é a energia feminina da intuição, da criação. Ao desenvolver essa energia dentro de nós, teremos mais vitalidade e disposição para realizar nossos projetos de vida, pois Tara elimina os obstáculos mentais criados pelo medo e pela preguiça.

A energia de Tara nos ajuda a colocar velozmente as idéias em ação.

Uma idéia não colocada em prática é apenas um pensamento. Quando colocamos nossas idéias em ação, damos vida e energia para os nossos pensamentos.

Recitar o seu mantra nos ajuda a eliminar as interferências internas como medo e ressentimento.

Traz proteção, fé e coragem.

OM significa os sagrados corpo, fala e mente de Tara.

TARE “Aquela que liberta do sofrimento verdadeiro”.

TUTTARE “que elimina todos os medos”.

TURE “que concede todo o sucesso”.

SOHA significa “possa o significado do mantra enraizar-se em minha mente”.

***

HARE KRISHNA

Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare

Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare

É recomendado nos Vedas como o método mais fácil para a auto-realização na atual Era de Kali (a Era de Ferro ou Desavenças). Krishna é um nome de Deus em sânscrito e significa “todo-atrativo”, e Rama é um outro nome de Deus, cujo significado é “reservatório do prazer”. Hare é a energia divina do Senhor.

O mantra Hare Krishna significa: “Ó Senhor todo atrativo e pleno de bem-aventurança, ó energia do Senhor, por favor, ocupem-me em Seu serviço devocional”. Há duas formas de se entoar este mantra: o canto congregacional (kirtana) e o canto individual, em geral feito com contas (semelhantes as de um rosário) para melhorar a concentração (japa). Em ambos os métodos, não há nenhuma regra fixa ou rigorosa para esta alegre e sistemática forma de meditação.

***

OM NAMO BHAGAVATE VASUDEVAYA

É um dos mantras de evocação de Krishna.

OM é a vibração interdimensional que interpenetra a tudo e a todos.

NAMO: Saudação ou reverência ao poder divino.

BHAGAVATE: Respeito ao Senhor.

VASUDEVAYA: Vasudeva é o nome da família carnal que criou Krishna.

O Ya acrescentado no final significa a característica ativa (masculina) do mantra. Quando alguém faz esse mantra completo, evoca Krishna como homem que também viveu aqui na Terra e sabe das dificuldades enfrentadas por todos.

***

ASATOMA

ASATOMA SAD GAMAYA

TAMASO MAH JYORTIR GAMAYA

MRITYOR MAH AMRITAM GAMAYA

OM SHANTI, SHANTI, SHANTI

Um dos mais poderosos mantras dos Vedas.

Tradução

Conduz-nos do irreal, ao Real

Das trevas, à Luz

Da morte, à Imortalidade

Om Paz, Paz, Paz!

***

OM NAMAH SHIVAYA

Este é o grande Mantra da Salvação e significa: ‘Invoco, confio, honro e me curvo à luz do Sr. Shiva’

Conforme os Vedas esse mantra é o corpo do Sr. Nataraja, o dançarino cósmico.

É um poderoso mantra composto fisicamente de sílabas soadas de forma a influenciar o sistema humano, vibra afetando a matéria física, emocional e mental.

***

GAYATRI

OM BHUR BHUVA SWAH

TAT SAVITUR VARENYAM

BARGO DEVASIA DHIMAHI

DHIYO YO NAH PRACHODAYAT

“De todos os Mantras eu escolho o Gayatri” – Krshina (Bagavad Gita)

Gayatri é o mantra original para a Deusa Gayatri (Adi Shakti) e o Deus Sol. É antiquíssimo, remonta ao mais antigo dos Vedas (Rig Veda, III 62:10). É considerado uma corporificação de Brahma, Vishnu e Shiva.

Tradução

“Oh Deus, (nós) meditamos em Sua Divina Luz. Derrama Suas Bençãos sobre nós para que nosso intelecto possa ser iluminado, para que possamos nos elevar mais e mais, até alcançarmos a mais alta consciência. Torna-nos capaz de meditar, de ter sucesso nos afazeres da vida e na realização de Deus (Verdade)” – Babaji

***

MANTRA PARA VISHNU

OM NAMO NARAYANAYA

Tradução

Saudamos e invocamos o Sr. Vishnu em nossas vidas!

***

MANTRAS PARA CADA CHACRA

OM – Chacra coronário – (Nos Sintoniza com realidades Divinas) – cor violeta (alma).

I – Chacra frontal (desperta a Clarividência, dons proféticos e de cura)-cor índigo [azul escuro] (espírito)

E – Chacra laríngeo (desperta a Clariaudiência) – cor azul (éter)

O – Chacra cardíaco (desperta a Intuição, Levitação e amor verdadeiro) – cor verde (ar)

U – Chacra plexo solar – na região do abdômen – (desperta a Telepatia) – cor amarelo (fogo)

A – Chacra Pulmonar – (recordação de Vidas Passadas) – cor laranja (água)

M – Chacra Sacro – na região pubiana – (Auxilia na Projeção Astral) – cor branca

S – Chacra Básico na região dos testículos e ovários – (Ligado a energia Kundalini e aos nossos instintos de sobrevivência) – cor vermelho (terra)

Observação: Realizar os exercícios com os mantras, trata de entoarmos (ficarmos repetindo) o mesmo mantra por um período de tempo pré determinado por nós. A forma correta de pronúncia é alongarmos as vogais (entende-se que as letras M, S e R tambem devem ser alongadas, exemplo:

OOOOOOOOOOOMMMMMMMMMMMM

MMMMMMMMMAAAAAAAAAAANIIIIIIIIIII

PAAAAAAAAAADMMMMMMMMEEEEEEEE

IIIIIIIIIIIIIOOOOOOOOOOMMMMMMMMMM

Esse período deve começar com 10 minutos diários e ir se estendendo ao máximo que o praticante conseguir. O correto é não interrompermos a prática nenhum dia, por desculpa alguma, pois como resultado teremos uma mente mais disciplinada, consequentemente teremos maior controle sobre nós mesmos e sobre tudo que viermos a realizar.