{imagem Bailado ixma}

O bailado no Instituto Xamânico Morada das Andorinhas é simples de ser realizado, são dois passos para a esquerda e dois para a direita e deve acompanhar o compasso da música, sem arrastar nem acelerar.

O bailado é também uma vitrine do trabalho espiritual de cada um. Devem-se evitar trejeitos e movimentos exagerados que quebrem o padrão apresentado pela corrente*.

Para se corrigir basta olhar para os dirigentes, fiscais ou a pessoa ao lado.

É necessário que haja tolerância no caso dos novatos. Mas ela deve ser acompanhada de instrução para a adaptação dos mesmos ao bailado. Porém, erros de compostura mais graves devem ser corrigidos e orientados desde o início.

Na fila de bailado não se deve afirmar o ego ou sentir-se especial por conseguir estar bailando e muito menos ficar observando ou tentando comunicação com a pessoa/participante que está no lado oposto. Todos devem comportar-se de acordo com os critérios que forem estabelecidos e que são sempre ditos em nossa palestra inicial.

Bailado do Daime

O bailado que acontece durante as músicas de hinário e nas quais se utiliza o maracá, se apresenta em três tipos básicos: valsa, marcha e mazurca sendo a marcha a que mais utilizamos aqui no IXMA para o bailado do Daime. O bailado inicia-se após a primeira estrofe do hino ou dependendo do hino, a partir do movimento dos dirigentes ou fiscais que dão o primeiro passo à esquerda.

O maracá deve estar afinado convenientemente. Devemos buscar como meta que todo participante que queira tocar um maracá, saiba tocá-lo adequadamente dentro do ritmo exigido pelo hino. Os Dirigentes poderão limitar o número de maracás, se assim julgar conveniente.

* A corrente é a força espiritual do trabalho. É o esforço empregado por cada um para que a comunhão de todos com o sacramento se revista de um profundo resultado espiritual. O bailado e a música geram uma energia que é canalizada pelas vibrações do maracá. Tudo isso propicia um trabalho interior de elevação espiritual e expansão de consciência que sustenta as mirações, os insights e diversos aprendizados que ocorrem durante o trabalho com cada membro da corrente.

Além de ser o ponto alto do trabalho espiritual, é o espelho da vida e das relações humanas no interior da comunidade. É a grande possibilidade de limpeza e transformação.

As músicas guiam a nossa jornada ritual. Alertam, encorajam, aconselham e nos instruem para que possamos realizar nosso mergulho interior, sempre dentro da proteção da corrente.

A firmeza da corrente repousa na firmeza e consciência de cada irmão e na sua colaboração às regras do trabalho e às normas do Instituto.