Os tambores xamânicos existem há pelo menos 40 mil anos em todas as culturas tradicionais do planeta. Está associado ao arquétipo do Curador, ao elemento Terra, às criaturas de Quatro Patas, a direção Sul e com a qualidade da Cura. É utilizado para produzir diversos tipos de ritmos com finalidades diferenciadas, desde a musica para a celebração e a dança até o toque constante, que leva ao transe profundo ou ao frenesi coletivo.

Muitos Xamãs usam seu tambor para realizar diversos tipos de cura, como o resgate de uma alma perdida ou sair viajando por outras dimensões do ser em busca de visões e conhecimento. Durante as experiências são comuns as visões de Animais de Poder, Aliados Espirituais, ou outras visões de poder ou de cura.

O som do tambor facilita a conexão de qualquer pessoa com o seu mundo interior e com todos os ritmos de seu corpo, produzindo um estado de relaxamento, de equilíbrio e ampliação de consciência, proporcionando assim uma conexão e harmonização com os ritmos planetários e cósmicos. As batidas do tambor são como as batidas do coração da Mãe Terra.

O tambor representa a própria cultura xamânica, unificando e aproximando as comunidades. Costuma ser utilizado em diferentes ocasiões, como casamentos e funerais, e em todas as reuniões dos povos nativos, criando uma aura energética que possibilita a conexão com o Mundo Espiritual. Também são utilizados por curandeiros, em rituais de cura.

O tambor sempre foi utilizado com diferentes finalidades, desde para iniciar ou finalizar uma guerra, para paz, cura, e até mesmo para elevação espiritual. É visivelmente perceptível que eles possuem o podem de alterar o estado de consciência e principalmente alterar toda vibração energética conforme a intensão que as batidas são feitas.

Sendo assim, através do uso dos tambores o homem descobriu que é possível criar uma atmosfera diferente, poderosa e ancestral, que abre a possibilidade para aprimorar as vibrações através da busca da expansão e cura.

No cotidiano nos deparamos a cada hora com os meios eletrônicos e principalmente com a correria característica da rotina, e não percebemos como nossas frequências energéticas ficam baixas e suscetíveis a qualquer onda tóxica, produzidas pelos outros, por nós e consequentemente abrigada pelo ambiente. E assim surge um papel fundamental do tambor, que altera o estado de energia e suaviza o ambiente, espírito e alma.

Portanto ele funciona de modo que equilibra o emocional, abre a consciência e afasta através da purificação os pensamentos ruins.

Sugestão de como tocar um tambor:

Primeiramente feche os olhos e não pense em ritmo ou qualquer outra coisa que estiver acontecendo em seu redor. Ouça sua respiração, concentre-se na sua alma e nas batidas do seu coração, acredite! Seu coração será seu primeiro metre para que consiga tocar.

Deixe que os primeiros toques venham de sua alma, e entre em conexão com toda batida. Reconheça os primeiros sons, faça uma meditação e encontre no seu interior as raízes do que está recebendo, que nada mais é do que os primeiros sons que todos nós conhecemos quando somos gerados e chamados para caminhar nesta dimensão escutamos.

Solte-se e se permita a experimentar de vários tipos de ritmos, mais lentos, intercalados, rápidos até se encaixar em um que se sinta livre e confortável. Você vai perceber que o tambor tem o poder de curar a mente, alma e espírito.

Curiosidades:

Os toques de um tambor auxiliam no reequilíbrio energético;

Ajuda a conectar com nossa vida inteira;

Estimula a intuição, promovendo melhor a concentração;

Faz a conexão com a Mãe Terra;

Acalma o coração e alivia a tensão;

Aqui no IXMA o tambor é tocado em quase todos os rituais, guiado e regido pelo som mecânico, porém tocado com o coração e com harmonia e é também guiado pelos responsáveis em meditações especificas.

Anualmente realizamos a oficina do tambor e em seguida há a consagração e o ritual voltado para o mesmo.

Traga o seu coração para bater conosco.