O cachimbo não é usado como o cigarro! Não se fuma, se pita. A fumaça nunca deve ser tragada, ela deve subir sutilmente, leve e pura, sem passar pelos seus pulmões. Infelizmente, a civilização moderna deturpou o uso do sagrado, construindo fábricas e fábricas de cigarro e matando mais pessoas do que qualquer outra doença contagiosa.

É claro que alguém pode fazer um ritual do cachimbo ainda que esteja sozinho(a). Porém, costuma-se dizer que mais de uma pessoa rezando aumenta a potência dos propósitos. Literalmente “a união faz a força”!

Uma das formas para realizar este ritual é deixando as pessoas sentadas em círculo ao redor da fogueira e só fala quem estiver com o Cachimbo Sagrado na mão, limitando aos demais apenas a ouvir, o que é também um exercício maravilhoso.

Além de ser uma bela maneira de se expressar, pode-se aprender muito com o que cada um diz em seu momento. É possível perceber que numa Roda de Cachimbo algumas pessoas se curam falando se seus problemas individuais e ao dividi-los com o grupo, o que era sem solução torna-se uma coisa leve e fácil de resolver.

Alguns assuntos abordados podem fazer parte do momento de muitas pessoas presentes, e quando é o contrário, amplia a percepção de quem nunca havia se dado conta que tal coisa é passível de acontecer. Como todos que participam da roda esperam o seu momento de falar, é normal pensar em um assunto ao qual abordar; e não é raro que antes de chegar-lhe a palavra outra pessoa fale exatamente o que você pensava em dizer.

Aqui no Instituto Xamânico Morada das Andorinhas nós realizamos a roda em volta da fogueira e cada um utiliza-se de seu cachimbo e permanecemos em silêncio fazendo nossas preces a cada pitada. Esporadicamente abrimos uma conversa pertinente ao nosso crescimento espiritual e pessoal.

Agradecer às bênçãos e aos pedidos realizados é importante, porém tudo o que se pede deve ser feito com muita consciência para não corrermos o risco de quando o pedido se realizar nos darmos conta de que não era bem isso que queríamos. Esta prudência evita perdermos tempo e energia no que não vai nos servir.